Açúcar de Coco: É Realmente Saudável? Pode Comer Sem Culpa?

O Que É
O açúcar de coco é obtido através da seiva bruta encontrada no interior do coqueiro. Para sua obtenção é necessário fazer um corte na flor do coqueiro. Através desse corte, a seiva liquida é recolhida e passa por um aquecimento que a desidrata através do calor. O resultado disso são cristais que são utilizados para adoçar alimentos.
Ele é considerado um alimento minimamente processado, uma vez que não possui conservantes em sua composição e tampouco passa por processos de refinamento. Atualmente, ele vem sendo utilizado cada vez mais como um substituto direto do açúcar refinado.
Ambos os açúcares possuem a mesma capacidade de adoçar alimentos e quantidades de calorias semelhantes, no entanto o açúcar de coco possui menor índice glicêmico, ou seja, ele causa menores picos de glicose e de insulina no organismo de quem o consome.
O ideal mesmo é evitar qualquer tipo de açúcar, principalmente diabéticos. Quem tem diabetes não deve nem sonhar em consumir açúcar, mesmo sendo de coco. No início é difícil abolir o açúcar da alimentação, principalmente porque durante toda a vida fomos acostumados a adoçar tudo. Mas com o tempo e uma dieta equilibrada sentimos cada vez menos falta dele, é uma questão de costume.
Composição Nutricional
100 gramas do alimento contêm os seguintes valores nutricionais:
Energia 400 calorias;
Proteínas 0 g;
Gordura 0 g;
Carboidratos 100 g;
Nitrogênio 202 mg;
Fósforo 79 mg;
Potássio 1,03 g;
Cálcio 8 mg;
Magnésio 29 mg;
Sódio 45 mg;
Enxofre 26 mg.
Como já era esperado, por ser um açúcar, o alimento é rico em carboidratos e não contém quantidades significativas de proteínas, gorduras e vitaminas. Embora existam interessantes parcelas de alguns minerais, como é o caso do nitrogênio, sódio, potássio e fosforo, por exemplo.
Principais Benefícios
Rico em antioxidantes e minerais
O açúcar de coco contém uma grande variedade de minerais em sua composição, como mostrei anteriormente em sua tabela nutricional. Esses minerais tem o poder de servir como antioxidantes e regular uma série de eventos fisiológicos em nosso organismo.
Pode melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular
O alimento possui boas quantidades de nitrogênio, sódio, potássio e magnésio em sua composição. A união desses sais minerais pode potencializar o funcionamento do sistema cardiovascular.
Por isso, quando ingerido de forma controlada o açúcar de coco pode prevenir algumas doenças como infarto, pressão alta, AVC e até mesmo insuficiência renal.
Porém é necessário parcimônia e cuidado com a quantidade ingerida, mesmo possuindo um índice glicêmico menor que o açúcar refinado tradicional, trata-se ainda de um açúcar e rico em carboidrato.
Composição de Carboidratos
O açúcar refinado normalmente é considerado um péssimo alimento pelo simples fato de ter um índice glicêmico elevado e fornecer calorias totalmente vazias a seus consumidores, afinal, ele possui basicamente apenas carboidratos em sua composição.
O açúcar refinado possui em sua composição 100% de sacarose que é dividida em 50% de frutose e 50% de glicose.
Já as mídias e indústria de alimentos dizem que o açúcar de coco é livre de frutose, porém isso é mentira. Esse alimento é constituído de aproximadamente de 80% de sacarose, como mostrei no parágrafo anterior, metade da sacarose é frutose.
Sendo assim, os dois tipos de açucares oferecem basicamente a mesma quantidade de frutose, ou seja, carboidratos por grama.
O Índice Glicêmico é Menor
Então porque o açúcar proveniente do coco possui índice glicêmico menor que o açúcar refinado?
A resposta para isso está na inulina.
A Inulina é uma fibra que está presente no açúcar de coco. Essa fibra, assim como muitas outras possui o poder de retardar a absorção da glicose. Isso automaticamente explicar o motivo desse alimento ter um índice glicêmico inferior ao que encontramos no açúcar refinado.
Emagrecimento e Diabetes
Por conter um índice glicêmico menor, é muito grande a quantidade de pacientes que acham que esse alimento pode ser utilizado livremente para um processo de emagrecimento e também por diabéticos.
O açúcar de coco auxilia no emagrecimento? E diabéticos, podem utilizá-lo de maneira livre?
A resposta para ambos os questionamentos é não.
Vou responder em duas partes:
Emagrecimento
Falando de emagrecimento, como sempre costumo afirmar, não existe um alimento milagroso capaz de prover perda de peso rápida e duradoura. Nesse caso, o alimento citado é um açúcar, possui grandes quantidades de carboidrato em sua composição e não auxiliará no processo de diminuição de peso.
Mesmo com um índice glicêmico inferior, seu uso visando o emagrecimento pode resultar em um efeito contrário, pois a absorção de carboidratos, embora menor, ainda pode resultar em fornecimento de energia e armazenamento dela em forma de gordura corporal.
Ou seja, quem deseja emagrecer, ao consumir esse tipo de alimento corre o risco de engordar.
Consumo dos Diabéticos
Já quando falo dos diabéticos minha principal recomendação é: Evite o consumo de açúcar de coco. Embora possua fibra em sua composição que pode baixar o índice glicêmico esse alimento é puramente carboidrato.
Seu consumo mesmo que de maneira moderada pode elevar as chances de haver complicações do diabetes. O resultado disso pode ser o paciente vir a sofrer um infarto, um AVC, desenvolver insuficiência renal e até mesmo precisar sofrer amputações em decorrência de problemas como o pé diabético, por exemplo.
Conclusão
Embora o açúcar proveniente do coco seja taxado como um alimento benéfico que pode ser utilizado por todos, é preciso cuidado no que diz respeito a quantidade de seu consumo. Diabéticos devem evitar sua ingestão e utilização no dia a dia, a fim de evitar complicações de saúde.