Um Perigo Chamado Sucralose

A sucralose, assim como o açúcar, também vem da cana, mas é um composto sintético e altamente alterado em laboratório.
A sucralose é um adoçante artificial, com capacidade de adoçante 600 vezes mais que a sacarose.
Pesquisadores de Israel realizaram experimentos no qual já provaram que a sucralose faz mal a saúde. A conclusão final desse longo estudo diz que a sucralose ataca exatamente em um sistema extremamente importante.
Por que a Sucralose faz mal à Saúde?
De acordo com os pesquisadores, assim como outras substâncias criadas para substituir o açúcar, acabam por alterar a organização dos micro organismos saudáveis presente no intestino, ou seja, a chamada flora intestinal.
Esse fenômeno leva a sérias alterações na maneira que o sistema digere o açúcar no organismo. Quando o nível de açúcar no sangue sobe, pode resultar em diabetes.
O uso ostensivo da sucralose pode causar:
Disfunções de memória
Dificuldade de concentração
Tontura, vertigens
Até mesmo desmaios
Além disso, a substância Sucralose já foi associada a problemas digestivos, estomacais e a outros fenômenos nada confortáveis para o corpo humano, como excesso de gases e náuseas.
O uso da sucralose nas bebidas quentes
A pesquisa mais atual é a dos professores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que diz que a sucralose em bebidas quentes é prejudicial à saúde.
A explicação seria que as moléculas do composto se reorganizam ao entrar em contato com a alta temperatura, originando substâncias tóxicas.
A sucralose, aquecida à uma temperatura de mais de 90°C, pouco abaixo do ponto de ebulição da água, e bem próximo da temperatura do seu chá e café, dá origem a uma reação química que libera outras substâncias.
No meio de todas as substâncias encontradas, fizeram-se presentes os chamados HPAs, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, que são cancerígenos.
Outro componente liberado foi o ácido clorídrico, que pode até levar á morte se ingerido em grandes quantidades.
Além do uso nas bebidas quentes, sugiro que preste atenção no uso da sucralose na cozinha, nas receitas de doces e bolos, pois os fornos sempre passam de 90°C, podendo alcançar até 200°C, causando a formação destas substâncias tóxicas.
Substitutos Saudáveis para o Adoçante
Há alternativas saudáveis para adoçar o seu café ou chá sem medo dos efeitos colaterais. Minhas recomendações são a Estévia, que é produzido através de uma planta e o Eritol.